
Ingredientes
° 2 kg de batatinhas para assar ° 1 couve portuguesa pequena (700 g) ou couve kale (300 g) ° 6 dentes de alho ° 2 cebolas grandes ° 4 tomates muito maduros (500 g) ° ½ pimento vermelho ° ½ pimento verde ° 2 folhas de louro ° 600 g de tofu ° Alho em pó, pimentão-doce, cominhos, orégãos, tomilho e pimenta preta q.b. ° Molho de soja q.b. ° 10 azeitonas ° 1 romã (para servir) ° sal e azeite q.b. |

Preparação:
- Descasque e corte as batatinhas ao meio ou em quartos. Coloque-as num tabuleiro e tempere com um fio de azeite, sal e pimentão-doce, envolvendo bem. Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC por cerca de 30 a 40 minutos ou até dourar levemente, enquanto prepara os restantes ingredientes.
- Corte a couve em pedacinhos e leve a cozer em água com sal, por oito minutos; escorra bem. Numa frigideira com um fio de azeite, salteie a couve com quatro dentes de alho picados e reserve.
- Corte a cebola em rodelas finas, pique o tomate e os restantes dentes de alho; corte os pimentos em tirinhas.
- Numa frigideira com um fio de azeite, refogue a cebola e o alho que sobrou; junte o tomate, o pimento e as folhas de louro e deixe cozinhar até ficarem macios. Deite uma chávena de água quente e tempere com sal, cominhos e tomilho. Deixe ferver e apague o lume.
- Corte o tofu em fatias bem finas e pequenas, coloque-o numa frigideira e tempere com um fio de azeite, molho de soja, alho em pó, pimentão-doce, orégãos, tomilho e pimenta preta moída na hora. Salteie o tofu por quatro minutos e rectifique o tempero (se necessitar de sal, junte mais molho de soja).
- Disponha os ingredientes por camadas numa assadeira: no fundo, a cebola com o molho; depois, a couve salteada e, por cima desta, o tofu e as azeitonas descaroçadas; no topo, as batatinhas douradas. Rega com um fio de azeite e polvilhe com mais um pouco de pimentão-doce e orégãos.
- Leve de novo ao forno a 200ºC por cerca de 25 minutos ou até que as batatinhas fiquem crocantes. Sirva com salsa picada e bagos de romã.
Gabriela Oliveira, receita do Cozinha Vegetariana para quem quer Festejar
@direitos reservados Gabriela Oliveira/Arteplural Edições